Saiba aqui
Como chegar
Whatsapp
(19) 99208 - 0753

ELETROFISIOLOGIA

O que é uma arritmia cardíaca?

Arritmias cardíacas são alterações do ritmo do coração, podendo deixar o batimento cardíaco mais lento ou mais rápido. No primeiro caso, o tratamento geralmente se faz através de um marcapasso, aparelho que normaliza o ritmo do coração. No caso de arritmias rápidas, o tratamento pode ser realizado através da ablação por radiofreqüência.

O que é ablação por radiofreqüência?

A ablação por radiofrequência é um procedimento não cirúrgico usado para tratar alguns tipos de arritmia cardíaca. É mais frequentemente usado para tratar arritmias supraventriculares, que se iniciam nas câmaras superiores do coração (átrios) ou na junção entre átrios e ventrículos.

Como é realizada a ablação por radiofreqüência?

Após anestesia local, e perfurar a veia ou artéria femoral, na altura da virilha, o médico guia um cateter com um eletrodo em sua ponta até o coração, e inicia o estudo eletrofisiológico. É analisada, então, a atividade elétrica normal do coração, e são realizadas estimulações elétricas em vários pontos dos átrios e ventrículos, na tentativa de identificar o circuito ou foco da arritmia. O cateter pode ser visualizado em tempo real, através de raio X, numa tela de vídeo, o que ajuda a localizar o ponto exato no interior do coração onde estão as células responsáveis pelo ritmo anormal do coração. A ablação por radiofrequência é iniciada com a aplicação, indolor, de energia no ponto mapeado, o que causa a morte celular numa pequena área de cerca de 3 mm de diâmetro, interrompendo a condução elétrica por esta região.

Outras informações sobre o procedimento:

A ablação por radiofrequência é um exame rotineiro, e é o tratamento de escolha para muitos tipos de arritmias. Causa pouco ou nenhum desconforto, é realizado sob anestesia local, e em casos selecionados sob leve sedação. Sua taxa de sucesso é acima de 90%, com baixo risco de complicações. Os pacientes submetidos a tal procedimento podem voltar às suas atividades rotineiras após poucos dias. Eventualmente, medicações utilizadas rotineiramente devem ser suspensas antes da realização do exame.